Central de ajuda
Conteúdo
Voltar
Imprimir

2. Nivelar a mesa de impressão

Antes de realizar a primeira impressão do seu equipamento, é necessário que seja feito o nivelamento da mesa, realize com atenção e precisão, pois afetará diretamente na qualidade de suas impressões. Nunca imprima diretamente na mesa de impressão, pois danificará o equipamento, deve-se instalar o vidro. Portanto o nivelamento é realizado com o vidro no local indicado. 

Caso haja filamento derretido grudado no bico, ou seja,  se o bico não estiver completamente limpo, recomendamos que a temperatura do hotend seja elevada para amolecer o plástico grudado e utilizando papel absorvente remover os excessos. Muito cuidado ao realizar o procedimento, já que o bico estará em temperatura acima de 200 ºC, por isso, dobre exaustivamente o papel para que o calor não atinja a sua mão. Após a limpeza espere o resfriamento do bico para iniciar o nivelamento.

A impressora possui um sistema de nivelamento semiautomático. Uma rotina pré-programada no equipamento lhe auxiliará durante o nivelamento. Será necessário utilizar a folha de nivelamento enviada junto à impressora ou uma folha de papel sulfite (folha branca), a fim de detectar manualmente a proximidade destes componentes durante o nivelamento. Esta folha será inserida entro o bico e o vidro da mesa aquecida durante a realização deste processo.

Iniciar o nivelamento

Pressione o botão do menu e navegue até as opções:

Opções de menu
1. Movimento
2. Nivelamento mesa
3. Nivelar mesa

Aguarde os eixos irem até suas origens e inicie o processo utilizando o botão para confirmação. A impressora irá estacionar o bico sobre um ponto fixo da mesa. Quando isto ocorrer você já pode inserir o papel entre o bico e o vidro. Movimente o papel continuamente para frente e para trás enquanto aproxima a mesa do bico. Ao sentir um leve atrito entre as partes, interrompa a aproximação. Caso o atrito seja excessivo, você deve afastar a mesa do bico.

Movimentar a mesa

Para aproximar ou afastar o bico da mesa você deve:

Opções de menu
- Girar o seletor para movimentar a mesa para cima ou para baixo. 

Após encontrar o ponto ideal, pressione o botão para continuar. A impressora movimentará o bico para o próximo ponto de interesse, repita o mesmo processo até o último ponto (ao todo, serão 9), ao fim os eixos retornarão as suas origens.

Salvar o nivelamento

Para salvar o procedimento de nivelamento você deve:

Opções de menu
- Verifique em qual tela de menu você se encontra, dependendo vocẽ já consegue encontrar a opção de salvar, caso não encontre navegue pelo menu:
1. Movimento
2. Nivelamento mesa
3. Salvar configurações

Este tipo de nivelamento deve ser realizado sempre que houver modificações na impressora, como instalação em outra superfície, troca de componentes para manutenção ou baixa adesão de primeira camada.

Anterior 1. Configurar o PrusaSlicer
Próximo 3. Gerar arquivo para imprimir