Bico entupido

O bico pode estar completamente entupido, quando a extrusora tenta empurrar o filamento e o mesmo não sai na extremidade do hotend. Ou parcialmente entupido, quando observamos uma extrusão inconsistente e normalmente ao extrudar o filamento o mesmo se enrola no bico.

Outro sinal comum é que você pode ouvir alguns sons de cliques ou tique-taque da extrusora. O ruído de clique da extrusora significa que o motor está precisando exercer mais força do que o predefinido e acaba perdendo alguns passos do seu movimento, para aliviar a pressão.

Existem várias possibilidades relacionadas a extrusão ineficiente, como por exemplo, um problema mecânico, problema elétrico, problema de software, hotend entupido ou uma combinação de qualquer um desses fatores.

É importante saber que ter um hotend entupido não é a mesma coisa que ter um bico entupido. O entupimento pode estar localizado no tubo PTFE (inserido no dissipador de calor) ou em outro lugar, portanto, mudar o bocal não é uma solução universal para este problema.

Corrigindo o problema

Extremidade do filamento agarrada

Este modo é referente aos entupimentos mais simples, em que apenas precisamos retirar o filamento cortar sua extremidade e reinserir na extrusora.

Passos:

  • Aqueça o hotend na temperatura de fusão do filamento que está na impressora.
  • Pressione a mola da extrusora e puxe o filamento até sair completamente do tubo PTFE.
  • Corte a extremidade do filamento com ângulo de 45º graus (para facilitar a inserção).
  • Insira novamente o filamento na extrusora até o hotend.
  • Empurre manualmente o filamento até começar a sair no bico.
 
Esta solução abrange os problemas mais simples, caso o seu hotend não consiga extrudar o filamento, prossiga a leitura deste artigo. 

Limpeza interna do bico

Caso continue tendo problema de entupimento indicamos a realização da limpeza interna do bico.  A realização desta técnica esta descrito em nosso artigo.

Forçar extrusão manual

Não sendo possível extrudar o filamento, entende-se que está ocorrendo um entupimento total,  os passos seguintes tentarão minimizar este entupimento, aumentando a temperatura do hotend e em seguida, realizando uma extrusão manual.

  • Através do LCD definir a temperatura de 260º C no hotend.
  • Depois de estabilizada a temperatura, aguardar 2 minutos para iniciar o processo.
  • Insira o filamento através da extrusora até o hotend.
  • Empurre fortemente o filamento até que comece a sair pelo bico. (cuidado para não dobrar o filamento e ocasionar a sua quebra).
  • Tenha cuidado para não tocar no bico quente!

Se não for possível fazer com que o filamento saia pelo bico mesmo forçando sua passagem manualmente, pelo menos agora você pode estimar onde o entupimento começa com base em quão profundo o filamento foi.

Entupimento no tubo PTFE

Se o filamento estiver preso no tubo PTFE, você precisará desmontar o hotend da impressora. Para isso siga nosso artigo de troca do tubo ptfe.

Entupimento no bico

Se o filamento estiver preso no bico, você precisará desmontar o hotend da impressora. Para isso siga nosso artigo de troca de bico do hotend.