2. Conheça a impressora

Visão geral dos componentes

dx2_6
Impressora 3D

Detalhe de cada componente

1 - Display

Indica o estado e os valores dos sensores, torna possível enviar comandos para controlar a impressora.

2 - Placa controladora

Responsável por realizar o controle, leitura e processamento dos sinais de todos os componentes eletrônicos da impressora.

3 - Motor de passo

Realiza a movimentação das partes mecânicas da impressora para tornar possível a impressão de objetos.

4 - Driver de motor de passo

Converte o sinal de controle da placa em pulsos elétricos para movimentar os motores.

5 - Hotend

Componente de aquecimento responsável por realizar o derretimento do material a ser processado. É capaz de atingir altas temperaturas permitindo a fusão do material entre as camadas conforme é depositado.

6 - Extrusora

Composta por uma engrenagem que "agarra" o filamento, é o componente responsável por empurrar com precisão o filamento até o hotend.

7 - Mesa aquecida

Para realizar uma impressão bem sucedida, é necessário que o objeto impresso "cole" na mesa de impressão, permitindo a deposição de filamento camada por camada. Alguns tipos de plástico necessitam que esta base seja aquecida para aumentar o poder de aderência e a peça se mantenha colada até o final da impressão.

8 - Fonte de alimentação

É o componente responsável por converter a tensão alternada da tomada para uma tensão continua que alimenta os componentes eletrônicos da impressora.

9 - Eixos lineares

Componente mecânico que limita o movimento apenas em uma direção de interesse. Em nossas máquinas utilizamos eixos cromados para evitar a corrosão dos mesmos.

10 - Rolamentos lineares

O rolamento é capaz de deslizar sobre os eixos lineares com suavidade e sem esforço, permitindo então que sejam acoplados a peças mecânicas que necessitam se movimentar em uma direção específica.

11 - Fusos trapezoidais

Transformam com alta precisão o movimento de rotação dos motores em um movimento linear. Tem como grande vantagem, não repassar diretamente a força que sofre para o motor.

12 - Correias

Transformam com alta precisão o movimento de rotação dos motores em um movimento linear. Tem como grande vantagem, o seu custo reduzido para implatação em projetos

Acessórios

1 - Cartão SD

Transfere os dados gerados no computador, através dos fatiadores, para impressora. Sua utilização faz com que não seja necessária uma conexão via cabo da impressora com um computador, dando mais autonomia para a máquina.

2 - Cabo USB

Permite a comunicação da impressora com um computador, para controle manual ou atualização de firmware.

3 - Suporte de filamento

Peça que deve ser acoplada na impressora para que o filamento fique posicionado próximo a extrusora e rotacione de forma livre para alimentar a impressão.

4 - Filamento

Um rolo de filamento é enviado junto com a impressora para que você realize suas primeiras impressões e comece a materializar suas ideias.

5 - Adesivo líquido

Nossas impressora possuem uma base de vidro para que o material seja depositado e fique "colado" durante o processo de impressão, esse adesivo aumenta o poder de aderência quando a mesa está aquecida e facilita a o descolamento quando a mesa esfria.

Segurança: Esteja atento as etiquetas

Parte quente

Essa peça pode estar muito quente não encoste.

Parte energizada

Essa peça pode causar choques elétricos, tenha cuidado.

Próximos passos

Entenda as configurações iniciais que permitirá realizar sua primeira impressão: siga para nosso artigo “Configuração inicial