Limpeza interna do bico

Com a utilização de filamentos na impressora 3D, é comum que partículas do próprio filamento desçam pelo tubo e acabem entupindo parcialmente o bico, como mostrada na imagem abaixo. Por isso a limpeza interna periódica se faz necessária.

A melhor maneira de executar este procedimento é através de uma técnica conhecida no mundo da impressão 3D como “cold pull”, que em português quer dizer “puxar frio”. 

o “cold pull” permite que você limpe o bico e a extremidade quente da impressora de qualquer material que possa estar preso ou queimado por dentro. Um bico parcialmente obstruído, quase sempre faz com que filamento “enrole” em torno do bico ao ser extrudado.

Nossos testes apontaram que o PLA funciona bem para realização desta técnica, já que outros filamentos costumam se romper antes de realizar a limpeza. Portanto os valores de temperatura deste artigo foram testados e aprovados em filamento PLA. Outra questão é que o “cold pull” pode não funcionar caso seu bico esteja completamente obstruído!

Passos para realizar o "cold pull"

Sempre que for empurrar manualmente o filamento, pressione a mola da extrusora para aliviar a força exercida sobre o filamento.

  • Defina a temperatura do hotend para 250 ºC.

  • Enquanto a temperatura estabiliza insira o filamento na impressora até chegar ao hotend.

  • Aguarde a temperatura estabilizar.

  • Empurre manualmente o filamento até que comece a sair pelo bico.

  • Pare o aquecimento através do display LCD ou resetando a impressora.

  • Empurre continuamente o filamento até que a temperatura abaixe a ponto de não derreter o material e não ser mais possível extrudá-lo (aproximadamente 160 ºC).

  • Depois que o bico esfriar até a temperatura ambiente, aqueça-o novamente com a temperatura de 85 ºC.

  • Assim que o bico atingir essa temperatura (antes mesmo de estabilizar), pegue o filamento com um alicate e puxe-o lenta mas firmemente para fora da extrusora. O filamento pode quebrar, certifique-se de puxar diretamente para fora da extrusora, não lateralmente. Segure a extrusora com a outra mão.

  • Não pare até que o filamento seja completamente retirado da extrusora.

Repita o processo até que o filamento saia limpo, como exemplo a imagem abaixo, em que foram feito 4 vezes o processo a ponto de ter o bico perfeitamente limpo.

Vale ressaltar, que a técnica realmente funcionou, se ao retirar o filamento da impressora, seja possível visualizar o formato interno do bico em sua extremidade, como mostrado na figuras.

Caso não seja possível visualizar o formato do bico na extremidade do filamento, provavelmente houve o rompimento do filamento dentro do hotend e algumas hipóteses podem ser consideradas:

  • O filamento foi puxado muito bruscamente, repita o processo de forma mais suave.
  • A temperatura de reaquecimento (85 ºC) não foi suficiente para descolar o filamento do bico, repita o processo aumentando em 5 ºC a temperatura, até ser possível.