Bico entupido – totalmente ou parcialmente

O bico pode estar completamente entupido, quando a extrusora tenta empurrar o filamento e o mesmo não sai na extremidade do hotend. Ou parcialmente entupido, quando observamos uma extrusão inconsistente e normalmente ao extrudar o filamento o mesmo se enrola no bico.

Outro sinal comum é que você pode ouvir alguns sons de cliques ou tique-taque da extrusora. O ruído de clique da extrusora significa que o motor está precisando exercer mais força do que o predefinido e acaba perdendo alguns passos do seu movimento, para aliviar a pressão.

Existem várias possibilidades relacionadas a extrusão ineficiente, como por exemplo, um problema mecânico, problema elétrico, problema de software, hotend entupido ou uma combinação de qualquer um desses fatores.

É importante saber que ter um hotend entupido não é a mesma coisa que ter um bico entupido. O entupimento pode estar localizado no tubo PTFE (inserido no dissipador de calor) ou em outro lugar, portanto, mudar o bocal não é uma solução universal para este problema.

Corrigindo o problema

Extremidade do filamento agarrada

Este modo é referente aos entupimentos mais simples, em que apenas precisamos retirar o filamento cortar sua extremidade e reinserir na extrusora.

Passos:

  • Aqueça o hotend na temperatura de fusão do filamento que está na impressora.
  • Pressione a mola da extrusora e puxe o filamento até sair completamente do tubo PTFE.
  • Corte a extremidade do filamento com ângulo de 45º graus (para facilitar a inserção).
  • Insira novamente o filamento na extrusora até o hotend.
  • Empurre manualmente o filamento até começar a sair no bico.
 
Esta solução abrange os problemas mais simples, caso o seu hotend não consiga extrudar o filamento, prossiga a leitura deste artigo. 

Forçar extrusão manual

Não sendo possível extrudar o filamento, entende-se que está ocorrendo um entupimento total,  os passos seguintes tentarão minimizar este entupimento, aumentando a temperatura do hotend e em seguida, realizando uma extrusão manual.

  • Através do LCD definir a temperatura de 260º C no hotend.
  • Depois de estabilizada a temperatura, aguardar 2 minutos para iniciar o processo.
  • Insira o filamento através da extrusora até o hotend.
  • Empurre fortemente o filamento até que comece a sair pelo bico. (cuidado para não dobrar o filamento e ocasionar a sua quebra).
  • Tenha cuidado para não tocar no bico quente!

Se não for possível fazer com que o filamento saia pelo bico mesmo forçando sua passagem manualmente, pelo menos agora você pode estimar onde o entupimento começa com base em quão profundo o filamento foi.

Entupimento no tubo PTFE

Se o filamento estiver preso no tubo PTFE, você precisará desmontar o hotend da impressora. Para isso siga nosso artigo de troca do tubo ptfe.

Entupimento no bico

Se o filamento estiver preso no bico, você precisará desmontar o hotend da impressora. Para isso siga nosso artigo de troca de bico do hotend.

Limpeza interna do bico

Com a utilização de filamentos na impressora 3D, é comum que partículas do próprio filamento desçam pelo tubo e acabem entupindo parcialmente o bico, como mostrada na imagem abaixo. Por isso a limpeza interna periódica se faz necessária.

A melhor maneira de executar este procedimento é através de uma técnica conhecida no mundo da impressão 3D como “cold pull”, que em português quer dizer “puxar frio”. 

o “cold pull” permite que você limpe o bico e a extremidade quente da impressora de qualquer material que possa estar preso ou queimado por dentro. Um bico parcialmente obstruído, quase sempre faz com que filamento “enrole” em torno do bico ao ser extrudado.

Nossos testes apontaram que o PLA funciona bem para realização desta técnica, já que outros filamentos costumam se romper antes de realizar a limpeza. Portanto os valores de temperatura deste artigo foram testados e aprovados em filamento PLA. Outra questão é que o “cold pull” pode não funcionar caso seu bico esteja completamente obstruído!

Passos para realizar o "cold pull"

Sempre que for empurrar manualmente o filamento, pressione a mola da extrusora para aliviar a força exercida sobre o filamento.

  • Defina a temperatura do hotend para 250 ºC.

  • Enquanto a temperatura estabiliza insira o filamento na impressora até chegar ao hotend.

  • Aguarde a temperatura estabilizar.

  • Empurre manualmente o filamento até que comece a sair pelo bico.

  • Pare o aquecimento através do display LCD ou resetando a impressora.

  • Empurre continuamente o filamento até que a temperatura abaixe a ponto de não derreter o material e não ser mais possível extrudá-lo (aproximadamente 160 ºC).

  • Depois que o bico esfriar até a temperatura ambiente, aqueça-o novamente com a temperatura de 85 ºC.

  • Assim que o bico atingir essa temperatura (antes mesmo de estabilizar), pegue o filamento com um alicate e puxe-o lenta mas firmemente para fora da extrusora. O filamento pode quebrar, certifique-se de puxar diretamente para fora da extrusora, não lateralmente. Segure a extrusora com a outra mão.

  • Não pare até que o filamento seja completamente retirado da extrusora.

Repita o processo até que o filamento saia limpo, como exemplo a imagem abaixo, em que foram feito 4 vezes o processo a ponto de ter o bico perfeitamente limpo.

Vale ressaltar, que a técnica realmente funcionou, se ao retirar o filamento da impressora, seja possível visualizar o formato interno do bico em sua extremidade, como mostrado na figuras.

Caso não seja possível visualizar o formato do bico na extremidade do filamento, provavelmente houve o rompimento do filamento dentro do hotend e algumas hipóteses podem ser consideradas:

  • O filamento foi puxado muito bruscamente, repita o processo de forma mais suave.
  • A temperatura de reaquecimento (85 ºC) não foi suficiente para descolar o filamento do bico, repita o processo aumentando em 5 ºC a temperatura, até ser possível. 
 

Filamento não está saindo do bico na primeira camada?