Configurações para primeira utilização

Montagem inicial

Por motivos de segurança durante o transporte, o display, o suporte do filamento e o vidro da mesa aquecida são as únicas peças que vão desmontadas da impressora. E portanto, é necessário realizar a montagem para utilização da máquina. 

Montagem do display

1 – A fixação do display é realizada através de dois parafusos, estes parafusos já estão presos na impressora, então é necessário que você os retire.

Observação: Tanto para retirar como para inserir estes parafusos, cuidado para não realizar uma força excessiva “empurrando” os parafusos para dentro do furo, pois isso pode empurrar a porca para fora da peça impressa de fixação. E você terá que reinserir a porca para conseguir realizar a montagem.

Knowledge Base - Montagem

2 – Antes de realizar a fixação, você deve conectar os dois cabos flats que estão na abertura da parte frontal da impressora no display.

Na parte de trás do display os conectores são identificados como “EXP 1” e “EXP2”. Os cabos são identificados com 1 ou 2 linhas pretas. Portanto deve-se inserir o cabo com 1 linha no conector EXP1 e o cabo com 2 linhas no conector EXP2.

Knowledge Base - Montagem (2)

3 – Após conectar os cabos, encaixe o display entre a peça impressa de fixação (que já está presa na parte interna) e a chapa aço da impressora. O display entrará deslizando de baixo para cima. Os furos no suporte do display devem bater com os furos da chapa de aço. 

Knowledge Base - Montagem (4)

4 – Rosqueie os parafusos até dar um leve aperto. Pronto a fixação está concluída. 

Knowledge Base - Montagem (6)

Montagem do suporte de filamento

Para fixar o suporte de filamento você deve apenas encontrar o furo abaixo da extrusora, na lateral direita da impressora, e rosquear o suporte até que ele fique firme.

Knowledge Base - Montagem (5)

Montagem do vidro na mesa aquecida

Para fixar o vidro na mesa aquecida você utilizará as 4 presilhas metálicas enviadas juntos da impressora.

1 –  Limpe o vidro com um pano umedecido, de preferência em álcool, para retirar sujeiras e gorduras e coloque-o sobre a mesa aquecida.

Knowledge Base - Montagem (7)

2 –  Insira uma presilha em cada canto (próximo ao parafuso) pelas laterais, conforme mostrado na imagem. 

Observação: Abaixo da mesa aquecida existe um isolante térmico (cortiça) que possui cortes exatamente nas extremidades laterais para ser possível inserir as presilhas, você não conseguirá inserir as presilhas em outros locais. 

Knowledge Base - Montagem (8)

Energizar a impressora

É muito importante que você se atente a tensão de alimentação do local onde a impressora será instalada. Nossas impressoras por padrão são enviadas com a fonte configurada para a tensão de 110 / 127 V. Caso tenha dúvidas entre em contato com nosso suporte, a ligação errada pode danificar alguns componentes.

Utilizando o cabo de energia que acompanha a impressora, insira um lado no plug lateral correspondente e o outro na tomada disponível no local. Em seguida ligue a impressora através do botão também na lateral, você verá o display acendendo e os coolers de resfriamento ligando. 

Qualquer dúvida em relação a energização da impressora entre em contato com nosso suporte e evite danificar qualquer componente da sua impressora.

Nivelar a mesa

Antes de realizar a primeira impressão do seu equipamento, é necessário que seja feito o nivelamento da mesa, realize com atenção e precisão, pois afetará diretamente na qualidade de suas impressões. Nunca imprima diretamente na mesa de impressão, pois danificará o equipamento, deve-se instalar o vidro. Portanto o nivelamento é realizado com o vidro no local indicado. 

Caso haja filamento derretido grudado no bico, ou seja,  se o bico não estiver completamente limpo, recomendamos que a temperatura do hotend seja elevada para amolecer o plástico grudado e utilizando papel absorvente remover os excessos. Muito cuidado ao realizar o procedimento, já que o bico estará em temperatura acima de 200 ºC, por isso, dobre exaustivamente o papel para que o calor não atinja a sua mão. Após a limpeza espere o resfriamento do bico para iniciar o nivelamento.

A impressora possui um sistema de nivelamento semiautomático. Uma rotina pré-programada no equipamento lhe auxiliará durante o nivelamento. Será necessário utilizar a folha de nivelamento enviada junto à impressora ou uma folha de papel sulfite (folha branca), a fim de detectar manualmente a proximidade destes componentes durante o nivelamento. Esta folha será inserida entro o bico e a mesa aquecida durante a realização deste processo.

Iniciar o nivelamento

Pressione o botão do menu e navegue até as opções:

Opções de menu
1. Movimento
2. Nivelamento mesa
3. Nivelar mesa

Aguarde os eixos irem até suas origens e inicie o processo utilizando o botão para confirmação. A impressora irá estacionar o bico sobre um ponto fixo da mesa. Quando isto ocorrer você já pode inserir o papel entre o bico e o vidro. Movimente o papel continuamente para frente e para trás enquanto aproxima a mesa do bico. Ao sentir um leve atrito entre as partes, interrompa a aproximação. Caso o atrito seja excessivo, você deve afastar a mesa do bico.

Para aproximar ou afastar o bico da mesa você deve:

Opções de menu
- Girar o seletor para movimentar a mesa para cima ou para baixo. 

Após encontrar o ponto ideal, pressione o botão para continuar. A impressora movimentará o bico para o próximo ponto de interesse, repita o mesmo processo até o último ponto (ao todo, serão 9), ao fim os eixos retornarão as suas origens.

Para salvar o procedimento de nivelamento você deve:

Opções de menu
- Verifique em qual tela de menu você se encontra, pois já poderá encontrar a opção de salvar
1. Movimento
2. Nivelamento mesa
3. Salvar configurações

Este tipo de nivelamento deve ser realizado sempre que houver modificações na impressora, como instalação em outra superfície, troca de componentes para manutenção ou baixa adesão de primeira camada.