Configurar o PrusaSlicer

Atenção: Este tutorial foi testado e aprovado no PrusaSlicer 2.3.0, portanto pode não funcionar como o esperado em versões mais antigas. 

Configurar o Fatiador

O software de fatiamento conhecido como fatiador, é o software necessário para transformar seu modelo 3D em um arquivo do tipo GCODE, que é o código que impressora consegue interpretar. É neste programa que definimos as configurações e especificações da nossa máquina para realizar as impressões.

O PrusaSlicer é um fatiador gratuito, com muitos recursos que possuem atualizações constantes, além disso é o fatiador que utilizamos em nossa fábrica, por esse motivo recomendamos a utilização dele com nossas impressoras.

Download

Você deve realizar o download no site oficial clicando na imagem abaixo e seguir os passos de instalação do próprio software. O PrusaSlicer é compatível com Windows, Mac e Linux.

Clique para download

Importar configurações

Os perfis de fatiamento são configurações com todas as características da impressora, é essencial que você importe este arquivo no fatiador, caso contrário a impressora não funcionará como o esperado, podendo até realizar movimentos que estraguem a máquina. Faça o download do arquivo de perfil de fatiamento na imagem abaixo.

O tipo de arquivo de configuração do fatiador é o .INI e portanto seu navegador pode bloquear o download, quando aparecer a mensagem permita o download. 

Após o download, você deve importar o arquivo no software utilizando o menu “Importar coleção de configurações”, conforme mostrado na imagem abaixo.

Selecione o arquivo através da janela de seleção e confirme.

Pronto, o PrusaSlicer importará as configurações e estará apto a abrir seus modelos 3D, realizar o fatiamento e gerar o arquivo GCODE para ser salvo no cartão SD. Não esqueça de selecionar o modelo da sua impressora no software após a importação.

Nosso novo sistema de documentação está em fase de implementação e nas próximas semanas teremos artigos sobre o uso básico do fatiador. Por enquanto, recomendamos que utilize os tutoriais e manuais do próprio desenvolvedor do software.